Masami Kurumada

             
                                                      Data de Nascimento - 06/12/1953
                                                      Local de Nascimento - Tokyo
                                                      Signo - Sagitário
                                                      Mangaka Favorito - Hiroshi Motomiya
                                                      Mangas favoritos - Tetsujin 28-gô
                                                      Ninja Bugei-chô , Iga no Kagemaru
                                                      Otoko Ippiki Gaki Daishô e Kôha Ginjirô 
                                                      Animes favoritos - Kyojin no Hoshi (1968)
                                                      Ashita no Joe (1970) e Gundam (1979)
                                                      Escritores favoritos - Eiji Yoshikawa
                                                      Chôgorô Kaionji, Sôhachi Yamaoka 
                                                      e Ryôtaro Shiba 
                                                      Diretor favorito de cinema - Kinji Fukasaku
                                                      Esporte favorito - K-1 e Pride FC
                                                      Filmes favoritos - O Poderoso Chefão 
                                                      e Jingi Naki Tatakai 
                                                      Música favorita - Jazz e Clássica
                                                      Profissão - Mangaka, Compositor 
                                                      e Produtor Executivo
                                                      Estúdio - Kurumada Pro
                                                      Site Oficial - KurumadaPro

                                                                  Artigos
                                         Masami Kurumada - Gostos e Curiosidades

                                                                   Biografia

Masami Kurumada, considerado um dos principais autores da história da Weekly Shonen Jump, nasceu no dia 6 de dezembro de 1953 no bairro de Omori, ilha de Tsukishima, localizado em Chuo, cidade de Tokyo (Japão), onde viveu aproximadamente 19 anos junto com seus pais, sendo eles os últimos originários da província de Yamaguchi, região de Chugoku.

Simultaneamente ao seu nascimento, a cidade ainda estava em fase de reconstrução dos estragos sofridos pela guerra. Foi nessa época que ele viveu sua infância. Seu pai era um trabalhador da construção civil e sua mãe trabalhava em uma pescaria, portanto, ele cresceu em um bairro de artesãos, trabalhadores, carpinteiros e pescadores, algo que ele gosta de descrever como "um lugar cheio de pessoas com muito calor humano". Os valores morais desses homens forjariam sua personalidade e bons modos.

Masami era filho único e por isso passou a infância brincando nos parques e ruas, lendo os mangás que conseguia nas locadoras de livros. Na escola, ele era um menino normal, estudou e se comportava bem, embora ele reconheça que às vezes ele também se metia em confusão. Naquela época, ele leu seus primeiros quadrinhos e mangás como Billy Pack, Tetsuwan Atom ("Astro Boy")Iga no Kagemaru, Tetsujin 28-gô  e Akadou Suzunosuke. E ele viu os seus primeiros animes e programas de tv infantis como Ôkami Shônen Ken, Tetsuwan Atom, Ultra QGekkô Kamen, Nana-iro Kamen, National Kid e Shônen Jetto. Sua idol naquela época era Wakako Sakai.

No entanto, ele logo se cansaria daquele estilo "arredondado" e "infantil" desses mangás. Foi quando nas locadoras de mangás ele conheceu o Gekiga, mangás com estilo cru e realista. Algumas histórias com esse estilo como Taifuu Gorou de Takao Saito e Akaki Chi no Eleven de Mitsuyoshi Sonoda e Ikki Kajiwara o impressionariam para sempre.Ele cresceu em um lugar pobre, em um bairro humilde,  por isso não demoraria em procurar o primeiro emprego desde cedo. Foi assim que durante sua infância ele começou a ganhar seu primeiro iene em trabalhos como entregador de jornais ou assistente em um restaurante. Mais tarde, durante sua adolescência, ele trabalhou em um centro comercial no distrito de Ginza, onde embrulhava presentes em uma loja de brinquedos.

A escola primária e secundária os fez na escola de Tsukishima 1. Foi nessa época que ele se encontrou nas páginas da Weekly Shonen Jump com Otoko Ippiki Gaki Daishô, o trabalho do mestre Hiroshi Motomiya que mudaria sua vida e o motivaria a se tornar um Mangaka. Naquela época, quando ele tinha 15 anos, ele se juntou ao clube de Judo, que marcaria seu futuro como um simpatizante de esportes de luta. Kurumada então começou a fazer suas primeiras tentativas de tentar copiar o estilo "realista" de Mitsuyoshi Sonoda, mas como não tinha nenhum preparo ele não sabia como desenhar as caricaturas ou como construir os diálogos. Ele até mesmo desenhou diretamente em tinta azul, porque era assim que os mangás eram impressos nas revistas, e era assim que ele achava que deveria ser feito.

Ele completou seus estudos na escola Metropolitana Nihonbashi. O próprio Kurumada reconhece que todas as matérias lhe causaram problemas, exceto esportes e idioma, nos quais ele tirava um 4, enquanto nas demais ele tirava apenas um 2 ou 3, entre os os quais era desenho. Houve até uma época em que ele teve a maior média de notas, mas também houve uma época em que ele quase repetiu o ano, porque preferiu faltar nas aulas para jogar umas partidas de Mahjong no clube. O fato do mestre não ter nenhuma habilidade especial para algum esporte ou aspirava ir para a faculdade, ele não conseguia se destacar em nada. Em consequência disso ele começou a andar com os "caras rebeldes", da escola, o que acabaria se tornando um dos "líderes da gangue" da escola. Ele simplesmente queria se mostrar como alguém "grande". Foi assim que com seus companheiros começaram a fazer travessuras tais como atear fogo em um avião de papel ou jogar um ovo na lousa quando o professor ia se sentar.

Mas isso não era tudo, ele também fumava no banheiro, brincava de cheirar solvente em um saco, espiar as garotas enquanto elas se banhavam em cima do telhado e ele se envolveu em uma luta após a outra (na qual ele provou ser muito forte). Seu mau comportamento chegou a um ponto em que o professor encarregado de sua classe, o senhor Kazuhiko Kinjo, uma vez teve que chamar a polícia. Em 1971, quando ele estava no último ano do ensino superior, Kurumada começou a se perguntar o que poderia fazer depois de se formar. Foi então que ele percebeu que era melhor que os outro desenhando, então ele decidiu participar da "Young Jump", um concurso para jovens promessas organizado pela Weekly Shonen Jump. Foi assim que durante as férias de verão (Julho/Agosto) ele começou a desenhar sua primeira história.

Ela foi feita com uma pluma, tinha 31 páginas e seu enredo girava em torno das gangues juvenis. Seu nome era Ore wa anomusume ni kari ga aru (Em dívida com aquela garota) e foi baseado em suas experiências diárias no ensino médio. O mestre enviou seu trabalho para o editor, mas infelizmente ele não recebeu nenhum prêmio. Indignado, em outubro daquele ano, ele se dirigiu para Shueisha para perguntar por que não o haviam escolhido. Foi então que na redação, o editor encarregado de Samurai Giants, o senhor Sunami, disse a ele que eles estavam procurando por assistentes para esse mangá. Em novembro de 1971, Kurumada começou a trabalhar como assistente de Kô Inoue, desenhista de Samurai Giants. Naquela época ele ainda cursava o ensino médio, então só trabalhava aos sábados, depois de terminar seus cursos. O mestre diz que ele costumava ficar trabalhando até domingo de manhã, tanto que ele até foi para a sua formatura sem ter dormido na noite anterior.

Quando ele começou nessa área, tudo era absolutamente novo para ele, e devido à sua má preparação, ele costumava cometer muitos erros. Por exemplo, em um capítulo daquele mangá em que trabalhava o público, eles tinham que gritar "UOOONN", mas ele mudou para "UOOOO", sem a permissão de seu mestre, porque achou que ficaria melhor assim. Ele também confessa que demorou quase uma semana para se adaptar ao trabalho, embora reconheça que melhorou muito depois do segundo dia.

No fim do ensino médio, o mestre tornou-se um assistente formal. E enquanto fazia seu trabalho, aos poucos, começou a desenhar seus próprios mangás em seu tempo livre. Mangás cujas histórias, a princípio, foram baseadas em situações que ocorreram dentro do estúdio onde ele trabalhava. Kurumada enviou essas obras repetidas vezes para o editor, mas elas foram rejeitas uma após a outra. Ele percebeu que seus desenhos melhoravam dia a dia, mas o problema estava em seus roteiros, então ele começou a ler livros com a intenção de cultivar sua mente e assim melhorar sua inspiração.

No começo, ele tentou copiar o estilo realista do "gekiga", mas percebeu que esse estilo não combinava com sua maneira de conceber as histórias. Foi assim que ele acabou decidindo sobre um estilo de desenho mais simples e mais típico. Foi nessa época que ele pensou em assinar seus trabalhos com o pseudônimo de "Gô Saotome" ou "Jôji Samidare", já que ele detestava seu nome desde menino, porque "Masami" também era usado para meninas, mas finalmente ele decidiu usar o seu verdadeiro.

Naquela época, ele morava sozinho em um apartamento que ele havia alugado em Shakujii. Seus pais tinham pouca fé nele e disseram que ele logo voltaria para eles. Naquela época, o trabalho de assistente não era bem remunerado. Para cada substituto, ele recebia 5 mil ienes, e durante uma semana inteira, 20 mil ienes. O aluguel do apartamento onde ele morava custava 8 mil ienes, então ele teve que procurar um emprego de meio período limpando prédios. Com a ideia de fazer um mangá sobre um adolescente encrenqueiro, Kurumada foi até a editora e lá disseram que seria uma ideia revigorante colocar uma protagonista, porque naquela época os líderes das gangues eram todos homens.

O mestre então se baseou em um relato chamado "Kojinyama no Kenka" para batizar a protagonista (Rei Kojinyama). No entanto, quando teve que desenhá-la se viu em problemas porque, segundo ele, não desenhava bem as mulheres. Mas ele continuou, e finalmente em 12 de agosto de 1974, aos 20 anos, ele fez sua estreia na Weekly Shonen Jump #33 com esta historia intitulada de Sukeban Arashi. Aproximadamente dois anos e meio depois de ter começado como assistente, por fim viu a luz do trabalho que durante seus anos como ajudante havia desenhado através de muitas noites em claro e que constantemente havia enviado para a editora.Quando este trabalho foi compilado em um volume, em 1977, Kurumada reconheceu que estava tão animado que o leu em todos os lugares, o tempo todo, no restaurante, no bar e em seu apartamento. É assim que este trabalho foi importante para ele.

Sukeban Arashi, um mangá desenhado inteiramente por ele, sem a ajuda de assistentes, foi muito bem-sucedido, cativando os leitores do sexo masculino e feminino, que o colocaram no topo da votação. Mas infelizmente, devido à crise do petróleo que já havia começado um ano antes, o preço do papel foi para as nuvens e portanto, o número de páginas da Weekly Shonen Jump teve que ser reduzido, fazendo com que o trabalho de Kurumada seja encurtado.

Isto acabaria fazendo com que o trabalho tivesse que ser finalizado em 1975. Apesar disso, veio a compilar dois volumes e meio (Alguns capítulos foram compilados no tankobon de Mabudachi Jingi). Seu segundo mangá foi Mikeneko Rock, um oneshot produzido em dezembro de 1975 enquanto desenhava Sukeban Arashi, e que mais tarde foi compilado no volume 2 deste último.

Depois da frustração com o fim inesperado da sua primeira obra, Kurumada precisou continuar trabalhando em meio período, até que finalmente pôde retornar ao "ringue" com sua próxima obra. O mestre aproveitou este "período branco" de mais de um ano em sua carreira para cultivar ideias lendo romances históricos de autores como Eiji Yoshikawa, Chôgorô Kaionji, Sôhachi Yamaoka e Ryôtaro Shiba, o que influenciaria fortemente seu próximo mangá.

Kurumada se inspirou no romance Ryôma ga yuku (Ryoma siga em frente) de Ryôtarô Shiba, para contar a história de um personagem de baixa renda que sobe na sociedade junto da sua irmã. Então ele começou a pensar sobre o esporte que ele poderia usar para dar contexto. No começo ele pensou em judo, sumo ou luta profissional, mas acabou decidindo pelo boxe, porque segundo ele, era um esporte mais refinado. Foi assim que Ring ni Kakero se tornou seu terceiro mangá e primeiro grande sucesso. O primeiro capítulo foi publicado na Weekly Shônen Jump #2 em 1977, e permaneceu entre os mangás mais vendidos da revista por vários anos, somando 25 tankobons. Naquela época, este mangá não foi adaptado em anime, o que surpreendeu muito o mestre e acabou ganhando em 2004 sua primeira adaptação em anime que somou 36 episódios, mas antes disso em 2003 ganhou um episódio piloto de 5 minutos adaptando alguns momentos chave do mangá.

O próprio Kurumada reconheceu que se sentiu muito inseguro sobre seus desenhos quando embarcou naquele novo projeto, já que ainda estava definindo seu estilo. Essa insegurança foi reforçada pela baixa recepção do público que teve o mangá no início, mas desapareceu quando ele introduziu o "Boomerang Hook" e outras técnicas especiais, o que levou o mangá para as primeiras posições. O mestre foi pioneiro em relação às técnicas especiais incorporadas em página dupla, com grandes onomatopeias em inglês dançando de um lado para o outro. E é por essas coisas que ele é considerado um gênio que estabeleceu alguns padrões para mangás shonen.

Naquela época ele morava sozinho, e reconhece que sua vida era muito difícil, já que ele tinha que cozinhar, limpar e lavar, enquanto fazia o mangá semanalmente. Enquanto produzia Ring ni Kakero, ele fez outros dois oneshots: Mabudachi Jingi, a história de um lutador adolescente, publicado na Weekly Shônen  Jump # 10 de março de 1978 e Shiroobi Taishô, uma história de adolescentes em um clube de judo, publicado na Monthly Shônen Jump de fevereiro de 1979, ambos compilados no volume de Mabudachi Jingi, junto com alguns capítulos de Sukeban Arashi.

Seu sexto trabalho foi uma série de histórias cômicas, estrelando a si mesmo e seus assistentes, chamado Jitsuroku! Shinwakai I, II e III (entre 1979 e 1981) e Saigo no Jitsuroku! Shinwakai (1983). Com eles e com Mabudachi Jingi, Kurumada participou entre 1978 e 1983 no concurso organizado pela Weekly Shônen Jump chamado "Aidokushashô" (Fan Award), obtendo o primeiro lugar em 1980. Graças ao dinheiro ganho lá, ele foi capaz de viajar para Europa pela primeira vez (passando pela Itália, França, Suíça e Alemanha). Naquele ano, ele também mudaria de um apartamento barato em Tsukishima para um mais caro nos bairros de Tokyo, próximo a um rio. Lugar que serviria tanto como casa como estúdio de trabalho. O motivo da mudança: ele não se dava bem com o dono que o alugava. Em outubro de 1981, Kurumada finalizava Ring ni Kakero, porque segundo ele, esse mangá consumia muita energia. Foi então que ele começou a criar seu próximo mangá. O mestre tinha três ideias em mente: A primeira era Fuuma no Kojiro, outro era Otoko Zaka e por último, uma história sobre sumo, embora ele nunca tenha pensado seriamente em fazê-la. Finalmente ele decidiu por Fuuma no Kojiro, com a intenção de manter vivos os pontos mais interessantes de Ring ni Kakero.

Em 1983, cerca de um ano depois de começar essa história, seu pai faleceu. Kurumada passou muito tempo morando perto do hospital onde ele cuidava dele, rezando e fumando mil cigarros enquanto ele  continuava desenhando o mangá com grande dificuldade. Sua morte o fez perder a força e não conseguiu terminar o mangá como ele gostaria. Este mangá foi publicado entre 1982 e 1983, somando 10 tankobons, alcançando bastante sucesso e sendo adaptado para anime, anos depois, em 12 ovas e um filme, e em 2007 adaptado para dorama com 13 episódios.

Ao mesmo tempo, em 1983 ele lançou seu oitavo trabalho intitulado de Raimei no Zaji, estreando na Fresh Jump e finalizado na Weekly Shônen Jump em 1988. Este não obteve grande aceitação, e foi cancelado após apenas com três capítulos. Um fato interessante é que depois de publicar o segundo capítulo deste mangá na Weekly Shônen Jump #13 de março de 1984, o mestre se mudaria para um novo estúdio para começar os preparativos para uma nova obra (provavelmente o antigo estúdio de Yokohama, em que permaneceu até 2012). Alguns meses depois, Kurumada embarcou em seu nono trabalho. Em julho de 1984 ele apresentou Otoko Zaka, uma história que ele sempre quis desenhar desde que ele se tornou um mangaka. É por isso que, quando ele começou com ela, um grande sentimento de satisfação invadiu ele. Ele queria desenhar algo como Otoko Ippiki Gaki Daishô de seu mentor Hiroshi Motomiya, mas o mangá não teve sucesso e foi cancelado em março de 1985, somando apenas três volumes. Após o fracasso de Otoko Zaka, Kurumada levou seu segundo "período de descanso" em sua carreira, até então. Isso foi quase um ano, e esse tempo foi gasto lendo livros sobre mitologia grega e constelações, o que sem dúvida influenciaria sua próxima obra.

O mestre sabia que se seu próximo mangá não fosse bem sucedido, provavelmente seria o fim de sua carreira. Por essa razão, ele e seus editores estabeleceram o objetivo de criar algo inovador e marcante, a fim de torná-lo um sucesso em larga escala. Foi assim que suas primeiras ideias começaram a surgir. No início, o mangá ia se chamar Ginga no Rin e seria sobre lutadores de karate, e a história iria acontecer nas montanhas do japão. Ele já tinha tudo combinado com o editor, quando se deu conta de que se os protagonistas tivessem força sobre-humana, seriam necessários armaduras protetoras.

Foi assim que nasceu a ideia dos "Cloths", e a partir daí, as constelações, a mitologia grega, etc... Saint Seiya, o décimo trabalho de Kurumada, iria finalmente estrear na Weekly Shônen Jump #1 de 1986, publicado em dezembro de 1985. O mangá somou 28 tankobons e alcançou um sucesso raramente visto, sendo adaptado para anime apenas dez meses depois de ter publicado seu primeiro capítulo. O mestre reconheceu que este foi a obra que lhe custou mais trabalho para dar à luz. E ele nunca poderia catalogá-lo dentro de uma categoria, como poderia ser "Mangá de Ninjas" para Fuuma no Kojiro e "Mangá de boxe" para Ring ni Kakero.

O anime conseguiu cativar não só o público japonês, mas também o estrangeiro, obtendo grande sucesso em países como França, Itália, Espanha, México, Argentina, Peru, Brasil e China, entre outros. Isto alcançaria a soma de 114 episódios, estreando no japão entre 1986 e 1989 na Tv Asahi. O anime parou em 1989 porque a animação havia alcançado o mangá. E quando parecia que a produção seria retomada graças ao anúncio feito por Kurumada e a Toei na V-Jump de dezembro de 1990 promovendo sua continuação para julho de 1991 com a animação da Saga de Hades em formato Ova, o projeto acabou sendo cancelado. Por quê? Aparentemente porque o mercado de Ova estava em baixa, embora Kurumada tenha dado a entender em uma entrevista que foi porque ele, a Toei, e os patrocinadores não conseguiram chegar a um acordo. Foi assim que foi produzido apenas um CD que continha a trilha sonora e alguns áudios drama do que deveria ter sido essa saga em anime, e por isso foi necessário esperar até 2002, quando a pressão dos fãs ao redor do mundo fez a Toei Animation finalmente decidir adaptar essa saga em anime, que se encerrou em 2008, somando 31 Ovas.

Em relação ao mangá, Kurumada pediu ao editor para finalizar a Saga de Hades devido ao cansaço que vinha acumulando. Os planos para alguns gaidens mensais que contaria o passado dos Cavaleiros de Ouro também acabariam sendo cancelados, para dar lugar ao novo projeto da Shueisha: Saint Seiya Paradise, que era destinado a crianças. Fazia quase meio ano desde o final de Saint Seiya, na V-Jump de dezembro de 1990, até que ele retornou ao "ringue" com uma nova obra. Neste caso, foi com Aoi Tori no Shinwa, uma história sobre jovens jogadores de beisebol com habilidades incomuns, na Shônen Jump Spring Special de 1991. Muito provavelmente, com esta obra Kurumada pretendia homenagear aquele mangá de beisebol no qual ele havia trabalhado como assistente na sua juventude: Samurai Giants.

Este seu décimo trabalho, não alcançou o sucesso esperado e foi cancelado no ano seguinte depois de publicar apenas dois capítulos. Uma peculiaridade deste mangá é que ele foi compilado em formato tankobon anos depois por outra editora: Kadokawa Shoten. Em agosto de 1992, Kurumada tentaria voltar para os primeiros planos com uma nova obra: Silent Knight Sho. Infelizmente, este mangá não poderia cativar o público devido à sua grande semelhança com Saint Seiya, e o que quer que tenha sido sua décima segunda obra aconteceu sem pena ou glória, cancelado em novembro do mesmo ano.

No ano seguinte, ele iria lançar sua décima terceira obra, e primeiro seinen, chamado Akaneiro no Kaze. O mangá foi publicado entre 1993 e 1994 na Super Jump, e conseguiu somar apenas um volume. Depois desse novo fracasso, Kurumada finalmente deixa a Shueisha depois de duas décadas publicando lá. No final de 1994, ele recebeu uma proposta da editora Shinseishiya para realizar um mangá baseado na popular série de videogames Samurai Spirits da empresa SNK. Foi assim que o mestre começou a trabalhar no que poderíamos chamar de sua obra número "13,5". Entre outubro e dezembro de 1994, vários pôsteres e capas ilustradas por ele foram publicados na revista Comic Gamest. No último momento os planos mudaram e a editora decidiu que os desenhos ficariam a cargo de Sora Inôe, enquanto que a história continuaria nas mãos do próprio Kurumada. Infelizmente, isso acabou levando ao cancelamento do projeto.

Em 1994, ele consegue um contrato com a Kadokawa Shoten para publicar sua primeira e única obra sobre robôs na recém-lançado na Shonen Ace. B´t X, seu décimo quarto trabalho, estreou em dezembro daquele ano, e foi publicado regularmente até fevereiro de 2000, somando 16 tankobons. A história foi bem recebida e é, até hoje, uma das obras mais bem sucedidas de Kurumada, também foi adaptado em anime, com um total de 26 episódios e 14 Ovas.

Em 1996, enquanto trabalhava em B´t X, Kurumada fechou um acordo com a editora da Square Enix para publicar seu décimo quinto trabalho na revista mensal Shonen Gangan, intitulado Evil Crusher Maya. A história, apesar de durar apenas dois capítulos, foi compilado em um tankobon por outra editora: Shueisha, em 1998. Essa foi a segunda obra do Kurumada a ser compilada por uma editora diferente da originalmente publicado na revista.

Em 2000 ele retornou a Shueisha para publicar na Super Jump a sequência de Ring ni Kakero, chamada de Ring ni Kakero 2. Este mangá foi publicado até 2008, somando 26 tankobons. Em 27 de abril de 2006, o mestre estreou na editora Akita Shoten com a continuação da sua maior obra, Saint Seiya, intitulada de Saint Seiya Next Dimension -Meio Shinwa-. Este, seu décimo sétimo trabalho, começou com um ritmo de publicação irregular que permanece até hoje, compilando até agora doze tankobons. Em dezembro de 2013, Kurumada revelou em uma entrevista para Champion Red que ele sofre de dores no seu dedo indicador da mão direita causada por artrose. Esse é provavelmente o fator que faz com que o Next Dimension tenha tão poucos capítulos por ano.

Em junho de 2014, o mestre começou a publicar no formato digital, na Weekly Pre-News da editorial Shueisha, a continuação de Otoko Zaka. Kurumada pode finalmente dar uma conclusão a esse trabalho para o qual ele se tornou um mangaka e isso trouxe muita frustração quando ele foi cancelado em 1985. Em julho de 2015, ele começou a publicar um novo mangá autobiográfico, nas páginas da Weekly Shônen Champion, intitulado Ai no jidai <ichigoichie>  ("O tempo do índigo <uma chance única na vida>"), que contou sua vida como mangaka. Seus últimos trabalhos até agora é um mangá prequel do clássico Saint Seiya, intitulado de Episódio Zero, que começou a ser publicado em dezembro de 2017 nas páginas da Champion Red e em dezembro de 2018 Saint Seiya Origem.

Biografia traduzida do espanhol diretamente do Grupo Next Dimension

                                       Obras
                                                   1974                                                             1982
                                 
     
                            2005
             
                         Obras em parceria com a Kurumada Legend´s
            
                                 1977                                                             1984

     
                               1995


                                 Obras licenciadas no Brasil
                  
                                                              1986/2005

                
                                                                    1995

 
2006

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Kosumo Fansub! - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -