Kurumada Pro 

Seu primeiro estúdio de trabalho foi no mesmo departamento onde ele morou, em 1980. Ele ficava nos bairros de Tokyo, próximo a um rio. Embora Kurumada morasse lá, ele já contratava seus primeiros assistentes.


No início de 1984, ele se mudaria para um novo estúdio. No entanto, ele permaneceria lá por um curto período de tempo, desde que ele começou com Saint Seiya, alguns anos depois, ele se mudaria para o estúdio de Yokohama, no qual ficaria até 2012.

Por outro lado, em uma entrevista realizada pela revista brasileira Anime Club em 1996, o mestre mencionou que foram oito assistentes que o ajudaram na produção do mangá de Saint Seiya. Em outra entrevista concedida pelo Mestre a Famicon em 1987, seu antigo estúdio localizado em Yokohama é mostrado e apresentado os quatro assistentes que ele tinha na época, o que pode ser visto nas seguintes imagens tiradas da entrevista.



Em 1990, a Toei Animation gravou um vídeo onde Kurumada mostrava seu estúdio de produção (Kurumada Pro) e apresentava seus assistentes publicamente. Dois dos primeiros deixaram a equipe, Shôji Nakata (camiseta branca, sem óculos) e Masashi Yamaguchi (musculoso) ficaram, e quatro novos foram incorporados, o que dá um total de oito integrantes.  Em seguida, temos traduzido o momento onde o mestre os apresentou ao público (aos 4:00 minutos a 5:08 minutos), mencionando seus nomes e quais eram suas principais tarefas dentro da produção do mangá.

Antes de começar, vale esclarecer que naquela época, Kurumada não só era responsável pelo roteiro da história e pelos desenhos a lápis, mas também era responsável por desenhar as linhas. Isto pode ser comprovado com suas palavras no volume 28 de Saint Seiya (abril de 1991), onde ele disse: "A propósito, na minha prancheta ainda está a pluma com a qual eu desenhei o rosto de Seiya pela última vez".

Dito isto, vamos passar para a apresentação dos assistentes:

Masashi Yamaguchi (山口昌志)

"Ele é o Masashi Yamaguchi, responsável pelos efeitos sobre a cor branca, principalmente os raios de fundo".

(Ele atualmente atua como gerente geral da Kurumada Pro.)

Kenichi Tanimura (谷村賢一)

"O próximo é Kenichi Tanimura. Ele é o principal encarregado de completar os screentones (aplicar texturas e tons nos desenhos) e os sólidos (preenchidos com tinta preta)".

Shigeaki Ikeda (池田茂明)

"O próximo é o Shigeaki Ikeda. Ele é o responsável pelas bordas das vinhetas e também pelos sólidos brancos (preenchimentos com tinta branca)".

Muneharu "Pégaso" Machida (宗治"ペガサス"町田)

"O próximo é o Umeharu Machida. Ele não está realmente dentro da equipe, ele é um funcionário responsável pela edição da Shonen Jump. No entanto, quando as datas de entrega se aproximam, ele se torna meu assistente do nada e me ajuda com os sólidos brancos".

Shôji Nakata (中田昭二)

"O próximo é o Shôji Nakata. Ele não pode faltar em Saint Seiya, ele é uma importante pessoa que desenhou muitas armaduras".

Akira Tajiri (田尻明)

"O próximo é  Akira Tashiri. Ele desenha os cenários do Santuário e do Templo de Poseidon".

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Kurumada também recrutava assistentes temporários, que substituíram outros quando não podiam trabalhar ou para aumentar a equipe quando a agenda estava apertada. Um deles era Kazuya Yamashita (山下佳津也), e outro era nada mais ou nada menos que uma mulher: Sachiko Haraguchi (原口幸子). Na foto abaixo você pode ver as costas dela.


Ao longo dos anos, as coisas na Kurumada Pro mudaram. Embora a localização da produtora tenha permanecido no mesmo local por muito tempo (na cidade de Yokohama, até 2012), seus assistentes
mudaram. 













E isso pode ser visto em uma entrevista feita para um programa de Tv japonês chamado Manga no Genba, gravado em 19 de julho de 2008 no estúdio da Kurumada Pro. Nessa entrevista, você pode ter uma visão geral do estúdio e seus assistentes trabalhando que à primeira vista não parece ser o mesmo dos anos 80.

Abaixo algumas imagens do estúdio e seus novos assistentes.






Como pode ser visto nas imagens, hoje em dia Kurumada não é mais responsável por pintar os traços, essa é agora a tarefa de seus assistentes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Finalmente, Kurumada transferiu sua produtora para um novo prédio localizado na área metropolitana de Tokyo em 2012. Como pode ser visto nas imagens abaixo, é um escritório moderno e espaçoso com um museu dedicado a ele. 





Artigo traduzido e revisado em 2019
Artigo traduzido e adaptado do espanhol diretamente do Kurumada Pro do Grupo Next Dimension

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Kosumo Fansub! - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -