Entrevista realizada a Masami Kurumada no início de maio de 1979, e posteriormente publicada no jornal Mainichi Shinbun em 21 de maio.

Mensagem da geração do mangá.
"No colegial, éramos delinquentes juvenis sérios”.

Os socos do "líder da gangue" agora explodem no mundo dos mangás.


                                                                Masami Kurumada

Nasceu em 1953. Filho único de uma mãe com trabalho em tempo parcial e um pai que trabalhava na construção civil. Frequentou o primário e a secundária em Tsukishima, e entrou para a escola Metropolitana Nihonbashi. Quando estudava lá, costumava ser líder de gangue. Suas melhores notas eram um 4 em linguagem e educação física, e apenas um 2 ou 3 nas demais disciplinas. No desenho também tirava um 2. Quando estava no último ano do ensino médio, ele pensou: "Mas, eu sou melhor nisso do que os outros, certo?". Depois de se formar no ensino médio, ele seguiu para os "mangás de líderes de gangues feitos por ele", como uma espécie de continuação do seu amado Otoko Ippiki Gaki Daishô de Hiroshi Motomiya. Trabalhou por três anos como assistente de mangaka, e chegou na Weekly Shônen Jump desenhando um mangá de líderes de gangues. Ele se tornou independente há 2 anos com a publicação em série de Ring ni Kakero. Suas principais obras que alcançaram a fama são Sukeban Arashi, Mabudachi Jingi, Jitsuroku Shinwakai e Ring ni Kakero.

Nascido no bairro de Omori e criado em Tsukishima, Tokyo. No ensino médio, ele era um garoto extremamente ruim. Ele fumava no banheiro, brincava de "anpan", se envolvia em uma luta atrás da outra, espionava as garotas enquanto elas tomavam banho... Ele fazia tudo.

É engraçado lembrar agora, mas éramos delinquentes juvenis sérios. Se tinha algum objetivo, não tinha como alcançar. Então eu queria me tornar mais um integrante dos caras maus. Eu queria me mostrar como alguém grande, mais do que o necessário.

Próximo da sua formatura, desenhou um mangá baseado em suas experiências pessoais e o enviou para a editora. No entanto, você não recebeu nenhuma menção especial e apenas conseguiu se tornar em um assistente de mangaka. Mas de alguma forma conseguiu se tornar independente.

Desenhei somente as minhas próprias experiências, mas esse material rapidamente acabou cansando. A partir desse momento foi realmente difícil.

Quando éramos jovens, todos queríamos ser delinquentes juvenis. Isso era algo comum. Se você não tinha alguma habilidade com algum esporte ou não queria ir para a faculdade, então não tinha nada para se destacar. Então, eu fazia essas coisas pensando que elas eram simples idiotices, mas então eu percebi que eram coisas muito ruins.

Não é exagero se eu disser que éramos uma gangue juvenil. Na aula, fazíamos piadas com meus companheiros, como incendiar um avião de papel ou jogar um ovo na lousa quando o professor ia se sentar. Eu geralmente não ficava muito na escola. Passei a maior parte do dia jogando Mahjong.

Você era um jovem rude ou um jovem sedutor?

Eu diria que não me relacionava com mulheres, mas me agradavam. Eu as espiava enquanto se banhavam, pulando no telhado do prédio que ficava ao lado da casa de banho e as observava da clarabóia. Mas havia apenas vapor, então não conseguia ver nada. Então me senti desesperado porque não conseguia descer do telhado.

Um conselho para seduzir as garotas?

Apesar de tudo, a capacidade para falar com elas é o mais importante. Então, você tem que se vestir com estilo. O rosto vem em terceiro lugar. Por enquanto não preciso disso, e o mais importante, também não tenho o tempo necessário.

Originalmente era um "delinquente juvenil", mas logo conseguiu se tornar em um mangaka popular. É irônico que não tenha tempo livre para se divertir.

As coisas que eu desenho agora são coisas bem interessantes. No entanto, até hoje ainda me sinto como um amador. Este é um trabalho com um futuro incerto. A popularidade permanecerá enquanto meus sentimentos forem os mesmos que os de uma criança, mas se eu cair e parar de ter paixão, então esse será o fim.

A obra com a qual estreou foi com Sukeban Arashi, desenhou quando tinha 20 anos de idade. Naquele trabalho desenhou uma líder de gangue mulher, ao invés de um homem. No centro do "zoológico" você pode ser (o que segue as gírias da escola), "mabutachi" (decente), o "dasai" (indecente) em um "yatsu ga tai man" (luta de um contra um), ou também um "chiku" (traidor), um "huke" (covarde) ou um "shikato" (aquele que ignora/fica em silêncio) e para conquistar uma mulher que temos "mabui" (linda) e "ko ni hakui" (linda).

Os mangás de mafiosos estão repletos de gírias. No entanto, a falta de ideias faz com que ele se estagnasse imediatamente.

Eu pensei que se eu lesse um livro eu poderia ter ideias. Então eu comecei a ler coisas sobre o final da era Edo, do senhor Ryotaro Shiba, em busca de alguns conselhos.

Por causa disso, sua segunda obra, Ring ni Kakero, sofreu uma mudança radical em sua história. Uma irmã com um espírito determinado, Kiku, treina duramente seu irmão submisso, Ryu. É uma história que conta o crescimento de um campeão de boxe. Baseou-se diretamente na relação semelhante que tinha o submisso Ryoma e sua jovem irmã com um espírito determinado do romance Ryôma ga yuku.

De repente é como se Hideyoshi Toyotomi, saltando, e Shinsaku Takasugi, com seu rosto em primeiro plano, em uma luta com os próprios punhos. O poema clássico deste último, que foi adaptado aos tempos modernos, diz: "Viver uma vida interessante em um mundo entediante depende do que o coração sente". Ele responde a essas palavras com: "Encontre a alegria da vida através de ações, porque se você simplesmente a viver, será entediante".

De alguma forma, também desenhou a vida de Shôin Yoshida, uma vez que ele, para cumprir a promessa feita a seus companheiros, abandonou seus domínios com determinação e foi pregar seriamente sobre os verdadeiros princípios da humanidade.

O mangá sobre gangues juvenis se tornou uma coisa muito nobre.

No entanto, a popularidade nunca virá se você começar a desenhar com uma atitude de "eu vou educar os leitores". A popularidade de Ring ni Kakero cresceu rapidamente, porque Ryuji para se libertar da opressão a que foi submetido, começou a progredir obtendo vitórias desesperadamente. A popularidade permanecerá enquanto houver vitórias.

Neste momento é obrigado a desenhar as obras semanais semana após semana, então só pode descansar quando há feriados consecutivos.

Hoje trabalhei a noite toda, até as 11 da manhã. Mas não me ocorreu nenhuma ideia. Finalmente, quando achei que poderia finalmente dormir, você me acordou.

A entrevista foi feita às 3 da tarde, durante a Golden Week de maio. Ele não parava de esfregar seus olhos sonolentos.

Se deu conta de que agora estamos em feriados consecutivos e pode relaxar?

Eu sei. Nesses dias nada é impresso, mas o editor me pressiona, então tenho que continuar. Cada dia, trabalho a noite toda até a manhã e durmo até a tarde, depois me levanto e começo a trabalhar de novo.

É lamentável que os jovens de sua idade para se divertir tenham que navegar para outros países.

Isso mesmo. Mas a maioria dos jovens fica fumando em suas casas sem fazer nada, não é? A mídia mostra jovens fazendo coisas extravagantes, mas acho que são apenas alguns, não todos.

Fazendo que coisa que se sente mais entretido?

Quando começo a desenhar meus mangás. Desenhar mangás é o que mais gosto, no entanto, agora que terminei meu trabalho, é agradável não ter que pensar em nada.

Vai ficar brincando de "anpan" (brincar de cheirar solvente dentro de um saco)?

De forma alguma, deixei de fazer isso há muito tempo.

Sai com mulheres?

A agenda de trabalho é apertada, então não tenho tempo. Eu realmente me sinto cansado, muito cansado, mas isso muda quando ouço uma piada inapropriada de um companheiro de trabalho. Quando não tinha dinheiro eu ia para as boates, mas agora que comecei a ganhar já deixou de ser interessante.

Então deveria se casar.

É que não tenho muita confiança em mim mesmo. Se eu me casar, sinto que vou me tornar uma criança. Não tenho intenção de me casar no futuro.

Se não tivesse virado mangaka, o que você acha que teria sido?

Provavelmente acabaria trabalhando em uma fábrica. Alguns, mesmo que não tenham educação e nem dinheiro, são acomodados em algum trabalho graças à influência de seus pais. O destino daqueles jovens que não são inteligentes e não têm uma pessoa próxima que é importante é um mistério.

Há 8 anos atrás ele se formou no colegial. Ele não se reuniu com seus ex-companheiros, e não teve notícias deles. No entanto, quando seu primeiro mangá foi publicado, ele escreveu uma carta ao seu ex-professor Kazuhiko Kinjô dizendo: "Por favor, olhe". Ele, no ensino médio, foi o encarregado da sua classe, e uma vez ele teve que suspendê-lo e chamar a polícia.

"Ele era um garoto travesso" diz o mestre Kinjô, que está encantado com o crescimento de Kurumada, mas como não teve a chance de se aproximar dos mangás, não sabe do que se trata a história desenhada pelo seu ex-aluno e nem como ele conseguiu popularidade. Rapidamente perguntamos a ele sobre o passado de Kurumada, e com nostalgia nos disse: "Ele era um garoto travesso, a ponto de levar as coisas muito longe. E ele era forte na hora de lutar. No entanto, não posso dizer que ele era um delinquente juvenil. Durante o festival de arte, ele foi o melhor na hora de desenhar, e agora ele se tornou um profissional no desenho Ele amadureceu depois da formatura,  né?"

Você não gostaria de ver o seu professor?

Não quero vê-lo agora porque estou meio amadurecido. Quero vê-lo quando tiver mais amadurecido.

E olhando para a época do ensino médio em retrospectiva?

Fazia mal às pessoas. Eu não gostaria de voltar a fazer isso.

E se no futuro um de seus filhos se tornasse um líder de uma gangue?

Eu ficaria emocionado, eu apoiaria.

O que você mais deseja neste momento?

Como tenho dinheiro, posso comprar o que quiser. Deixando isso de lado, eu gostaria que as minhas pernas fossem um pouco mais longas.

Complexo de pernas curtas?

1,66 de altura não é muito, então seria ótimo se minhas pernas fossem mais longas.

E quando tiver 50 anos?

Provavelmente estarei morto no meio de um campo, né?

Se tivesse 1 milhão de ienes (em 1979 equivalia aproximadamente 4.500 dólares), você gastaria o dinheiro em quê?

Eu recebo essa quantia o tempo todo. No entanto, apesar de ter, não o uso.


Entrevista traduzida e revisada em 2019
Entrevista traduzida e adaptada do espanhol diretamente do Mainichi Shinbun (1979) do Grupo Next Dimension

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Kosumo Fansub! - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -