Entrevista realizada a Masami Kurumada na revista Champion Red # 1 de 2003, publicada no dia 19 de novembro de 2002, um mês antes da publicação do capítulo 1 de Saint Seiya Episódio G.

Estou muito surpreso com Saint Seiya Episódio G. Para começar, por que você deseja começar com este mangá neste momento?

A resposta para isso é o mesmo que George Lucas respondeu quando perguntado por que ele fez o Star Wars Episódio 1 agora. Em outras palavras, é porque existe um ambiente que permite converter na verdade, as coisas que imaginamos. Para os filmes isso seria o desenvolvimento da tecnologia CGI, enquanto que com os mangás existe uma variedade de circunstâncias que os rodeiam.

Quais são as circunstâncias que os rodeiam?

O momento certo, um lugar favorável e o apoio das pessoas. Se você quer alcançar a vitória, você tem que ter tudo isso pronto. Primeiro, este é o momento certo, já que tiramos vantagem de que Saint Seiya está começando a soprar com força ao redor do mundo mais uma vez. A nova animação da Saga de Hades está sendo transmitida, os DVD do antigo anime também estão à venda, a edição revisada do mangá também começou a ser vendida... E todos parecem estar recebendo uma crítica favorável. Também estou surpreso que 10 anos depois de finalizar a obra, Saint Seiya pode decolar com força novamente. Segundo, um lugar favorável, uma nova revista para jovens chamada Champion Red. Finalmente, o apoio das pessoas, foi conseguir conhecer pessoas apaixonada na revista: os editores e ao Megumu Okada, um mangaka jovem e promissor. Se faltasse uma dessas três coisas, hoje não existira o Episódio G.

Então eu pergunto, o que significa especificamente o "G" em "Episódio G"?

O "G" representa a primeira letra da palavra "Gold". Ou seja, este mangá contará a história dos cavaleiros de Ouro.

Com o que vai ser! Que tipo de histórias especificamente?

Está situada cronologicamente antes do tempo da obra original. Conta a história de quando os Cavaleiros de Ouro foram escolhidos para portar suas Armaduras. Claro, todos os Cavaleiros de Ouro aparecerão na história. Como eles se tornaram em Cavaleiros, assim como também aprofundar em cada um dos personagens que não tiveram muitas aparições na obra original. Este será um episódio dedicado aos Cavaleiros de Ouro, a seu encontro e sua amizade. Talvez possamos ver batalhas entre eles. Você não se emociona só de pensar nisso?!

Isso mesmo! Estou muito ansioso para saber que tipo de história se tratará. Para o mestre, que tipo de pessoas são os Cavaleiros de Ouro?

Quando falamos das constelações como tema para a história dos guerreiros, primeiramente pensamos nas Doze Constelações do Zodíaco, né? Existem tipos geniais como Leão e Sagitário. A princípio pensei nos Cavaleiros de Ouro como protagonistas, mas depois pensei: "Deixá-los como inimigos poderosos fará parecer mais legais". Em outras palavras, para mim os Cavaleiros de Ouro são pessoas fantásticas que superam os protagonistas em alguns aspectos. Realmente, na obra nunca foram inferiores a Seiya e os demais, e até hoje em dia continuam sendo tão populares quanto os protagonistas.

As 12 Constelações do Zodíaco estão profundamente relacionadas com nós, especialmente os fãs que sentem muita simpatia aos Cavaleiros de Ouro com suas mesmas constelações zodiacais.

Deverá ser possível desenhar o episódio dos Cavaleiros de Ouro também, o qual tive que omitir na obra original. Por exemplo, com respeito a Guerra Santa de 243 anos atrás, na qual somente sobreviveram duas pessoas, Dohko e Shion, como eles fizeram para treinar os jovens Cavaleiros de Ouro? Considero que isso deve ter sido bem complicado. Portanto, se Shion foi o mestre de Mu, isso significa que os outros Cavaleiros de Ouro devem ter tido mestres também, né? Os mestres dos Cavaleiros de Ouro... Que tipo de pessoas foram eles? Eu acho que, sem dúvida, eram ótimos caras. Além disso, por que Saga tentou assassinar Athena? Talvez houvesse outro deus por trás instigando... Pensando dessa maneira, talvez a Guerra Santa começou neste momento. E então, o amor fraternal entre Aiolos e Aiolia, a história de Shaka até o momento em que alcança a iluminação, qual foi a razão pela qual Máscara da Morte se tornou em um Cavaleiro de Ouro etc... Penso que ainda existem histórias que os fãs gostariam de conhecer.

Ah sim, realmente quero saber. Apenas ouvindo o que você disse, muitas cenas apareceram na minha cabeça. A propósito, gostaria de perguntar sobre o senhor Megumu Okada que agora está encarregado do mangá.

Quando chegou a hora de encontrar um mangaka, eu dei ao editor três condições. Primeiro, que desenhe as Armaduras maravilhosamente, segundo, que seu desenho mostre masculinidade, e terceiro, que possa compreender o estilo de mangá do Kurumada. O mestre Megumu Okada cumpriu completamente com as três condições. Como se mostra nesta publicidade colorida, ele tem habilidades de desenho muito boas. Ele é um jovem excepcional. Eu não poderia desenhar algo assim. (Risos) As "Cloth" não são só armaduras, mas também umas magníficas obras de arte. Elas também podem ser acopladas em sua forma de constelação. Sem dúvidas é um processo muito difícil, mas elas parecem muito atraentes. Na revista semanal eu também desenhava muito disso. (Risos) Okada as desenha muito bem. É um estilo moderno que te permite sentir a sedução dos homens. Eu ouço as jovens gritando "Kyaahh". Bem, a sedução masculina não é nada estranho. (Risos)
Além disso, o mestre Okada disse que cresceu lendo os mangás de Kurumada, então ele pode desenhar uma boa história sobre os Cavaleiros. Eu perguntei a alguns conhecidos e eles me disseram que ele é um escritor muito popular e que terá uma boa participação neste projeto.

A verdade é que o senhor Okada não fez nada baseado em uma obra original, mas ouvi dizer que não podia recusar Saint Seiya.

Fico feliz em saber disso. (Risos)

Você deu alguma sugestão ao Mestre Okada?

Sugestão? Não, eu só disse "Fique a vontade para fazer o que quiser". (Risos) Ele é uma pessoa que compreende o mangá de Kurumada, assim como também é um mangaka muito capaz. Dar a ele liberdade ao invés de dizer a ele o que fazer com cada pequeno detalhe resultará em um trabalho melhor, você não acha? Se eu tiver que dar algum conselho, não será um detalhe sobre a história, mas algo sobre o espírito dela.
O coração dos mangás de Kurumada são a masculinidade, a amizade, a coragem, a paixão e muito mais. Essas coisas importantes podem parecer da velha escola, mas quero que as capture firmemente em sua obra. Bem, eu acho que ele compreendeu bem essa área. Logo vem o tema do "forte espírito". A obra de Seiya é muito popular ao redor do mundo. Por exemplo, durante a última Copa do Mundo veio a Kurumada Pro um fã da Espanha, mas não pude conhecê-lo. Quando escutei a história pensei que certamente se trataria de um turista, mas aparentemente era o intérprete da seleção espanhola. Parece que ele disse que aprendeu japonês por Saint Seiya. Quando soube disso, queria conhecê-lo de alguma maneira. (Risos) O anime está sendo transmitido nos Estados Unidos neste momento. Isso quer dizer que Saint Seiya está alcançando notoriedade ao redor do planeta, em outras palavras, está se espalhando pelo mundo. Espero que Okada não se esqueça desse "forte espírito".

No próximo mês, finalmente Saint Seiya Episódio G será notícia na Champion Red que sairá a venda em 19 de dezembro, você poderia deixar algumas palavras para os fãs que o esperam impacientemente?

Os fãs que viram Saint Seiya quando foi ao ar, a maioria eram crianças. Os fãs que tinham 10 anos, 10 anos depois cresceram. Nas cartas dos fãs há mais e mais temas ardentes, como "uma educação árdua" ou "um trabalho árduo". (Risos) No entanto, certamente continuam dizendo: "Quando releio os velhos e valiosos mangás de Saint Seiya e Ring ni Kakero, revivo a emoção daqueles dias e isso dissipa minha dor". Uma história depende da sorte do mangaka, mas a verdade é que não existem obras que os emocionem no mundo do mangá de hoje em dia. O mundo dos mangás está se tornando pequeno, acho que está perdendo a paixão. Portanto, agora com o lançamento do Episódio G, não se busca simplesmente escalar o boom dos remakes, quanto mais ser uma paródia feita por um fã. Estamos esculpindo uma pedra bruta. Eu faço trabalhos como estes para reunir velhos e novos fãs, a paixão do mundo do mangá arderá. Com isso na cabeça, vou desenhar depois de muito tempo o Seiya para a capa da próxima Champion Red. Depois de muito tempo, aqui está Seiya! É um desenho ardente! Aguardem ansiosamente!

Para finalizar, o mestre planeja desenhar um novo trabalho sobre Saint Seiya sozinho?

Dez anos depois de ter finalizado a obra, os fãs me seguem perguntando o mesmo. Mas como venho dizendo, desenhar as Armaduras é cansativo. (Risos) Quando penso que vou cair no inferno por desenhar Armaduras... (Risos) Tenho ideias que tenho pensado. Se eu desenhasse o próximo trabalho, seria a Saga do Céu. Eu desenhei a Athena, Poseidon e Hades, mas existem os 12 deuses na Grécia. Começando por Zeus o líder dos deuses, desenvolveria uma grande guerra no céu com os 12 deuses.
E então os guerreiros de cada deus, cada um vestindo armaduras similares aos "Cloths", posicionados em uma fileira, seriam centenas... Vou morrer se eu desenhar isso. (Risos) No fim deveria evitar de fazê-lo? (Risos)

Não diga isso, eu gostaria de vê-lo de qualquer maneira.

Se isso acontecer, devo estar preparado para arriscar tudo desenhando-o. Não poderia mostrar algo incompleto. O próximo será buscar o momento certo, um lugar favorável e o apoio das pessoas. (Risos)

Entrevista traduzida e revisada em 2019
Entrevista traduzida e adaptada do espanhol diretamente da Champion Red #1 (2003) do Grupo Next Dimension

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Kosumo Fansub! - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -